Tratamentos com Iodo
Os materiais radioativos usados em Medicina Nuclear servem para realização de imagens e também para alguns tratamentos:
1. Tratamento de Hipertireodismo
Indicado nos casos em que a tireoide funciona produzindo hormônios acima do normal. O paciente recebe uma dose de Iodo via oral, calculada individualmente, que reduzirá o funcionamento da tireoide.
2. Tratamento com Iodo para câncer de tireoide
Utilizado para pacientes com diagnóstico de câncer da tireoide que já foram submetidos a cirurgia para retirada do órgão. O objetivo do tratamento é eliminar, por meio da radiação, os restos de tireoide que a cirurgia deixou e tratar acometimento à distância pela doença. O tratamento é indolor. Para sua realização, é feito um preparo que dura em média 30 dias, que consiste na suspensão do hormônio tireoideano e dieta alimentar.
A fase seguinte do tratamento é realizada na clínica. O paciente recebe uma cápsula contendo iodo radioativo para eliminar os restos de tireoide, devendo permanecer internado em quarto com isolamento radiológico pelo período de 24 a 48 horas.
Uma semana após a alta, o paciente será chamado para realização de uma imagem do corpo com o iodo recebido, que indicará a quantidade de restos tireoideanos remanescentes e eventuais comprometimentos em outros órgãos.
No momento do agendamento do tratamento é realizada consulta com um médico responsável onde todos os procedimentos serão explicados em detalhes.