Cintilografia

Exames de Cintilografia

- Perfusão Miocárdica com teste ergométrico ou farmacológico

Exame não invasivo muito sensível para detecção precoce de obstruções nas artérias do coração que provocam o enfarte. Também indicado no acompanhamento de pacientes que fizeram angioplastia com colocação de STENT ou cirurgia cardíaca.

- Pesquisa de refluxo gastroesofágico

Utilizado principalmente em pediatria, é de fácil realização uma vez que o material radioativo é ingerido com leite. Detecta refluxo gastroesofágico e eventual aspiração pulmonar.

- Cintilografia renal com DTPA

Utilizado principalmente para avaliação de processos obstrutivos nas vias urinárias e refluxo da bexiga.

- Cintilografia renal com DMSA

Avalia, com precisão, a função individual dos rins e a existência de cicatrizes ou dilatações.

- Cintilografia cerebral (Spect cerebral)

Estudo que evidencia o fluxo sanguíneo regional do cérebro, possibilitando diagnósticos de patologias onde a irrigação sanguínea cerebral está comprometida, como nas epilepsias e doenças degenerativas tipo Alzheimer, infartos cerebrais e alterações psiquiátricas.

.

- Cintilografia óssea

Utilizada em vários tipos de câncer -- como os de mama, próstata, pulmão, estômago e outros – para verificar se houve espalhamento da doença para os ossos. A cintilografia óssea também é muito utilizada em ortopedia para avaliar soltura e infecção em próteses, doenças articulares, dores ósseas e outros.

- Linfocintilografia

Estuda a drenagem linfática dos membros inferiores e superiores na caracterização de edemas. Oferece informações qualitativas e quantitativas do sistema linfático.

- Pesquisa de sangramento digestivo

Indicado para investigação de anemia crônica e localização de focos de sangramento intestinal para cirurgia.

- Cintilografia com Gálio-67

Indicado para avaliação de tumores como linfomas, processos inflamatórios ou infecciosos e febre de origem indeterminada